Páscoa Feliz

Páscoa Feliz

terça-feira, 10 de agosto de 2010

História da Torrefacção Camelo

Desde( Manuel Rui Azinhais Nabeiro ), muito novo manifestou grande capacidade de liderança. Logo nos bancos de escola se salientava dos demais companheiros sendo ainda hoje recordado por alguns, "era sempre o RUI quem ficava responsável pela classe quando o professor não estava presente ".




Assim, proveniente de uma família de poucos recursos, cedo se iniciou no mundo do trabalho, ajudando a família num pequeno estabelecimento de que sua mãe era proprietária. Quando tinha apenas 13 anos foi ajudar um tio, Joaquim dos Santos Nabeiro, que tinha iniciado então, ainda de forma muito artesanal a torra do café. Tem então o seu primeiro contacto com a actividade que mais tarde dava lugar a uma pequena Torrefacção, propriedade dos seus tios Joaquim Nabeiro, Vitorino Silveira e de seu pai Manuel Nabeiro.



Rui Nabeiro tinha apenas 17 anos quando seu pai faleceu. Um ano depois assume as funções do pai na torrefacção.



A partir de então, a Torrefacção inicia a sua expansão. Vivia-se o pós Guerra Civil de Espanha. Rui Nabeiro não hesita e com todas as limitações fronteiriças da época, Portugal governava Salazar e Franco em Espanha, fomenta a venda do Café no país vizinho sendo mais tarde constituída uma sociedade com os seus tios, a Torrefacção Camelo, Lda.



Assume a gerência desta sociedade desde o seu inicio, mas em 1961, Rui Nabeiro insatisfeito pelos condicionalismos de uma pequena sociedade familiar, resolveu criar a sua própria empresa e neste mesmo ano constitui a sua firma denominada Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Lda., em que, entre si, sua esposa e filhos detém 100% do capital.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

 - Pacote 101 CAFFE ( nova cor - e verso diferente - circula na Zona de Leiria )- Embalado em Itália para 101 CAFFE. IND.50